19 de março de 2012

Caronas Inteligentes

Soube deste serviço há alguns dias, por uma matéria veiculada no canal GloboNews. Para quem vê o trânsito de uma cidade como São Paulo caminhando a passos lentos e seguros na direção do caos total, é um bálsamo descobrir iniciativas como esta. Que devem ser compartilhadas.

O site é este aqui, o Caronetas – Caronas inteligentes. Basicamente, um serviço de caronas urbano. O usuário se cadastra na página da internet deles e, quando quer oferecer uma carona, coloca a informação no site. Quem deseja pegar carona, faz a procura também pelo site.

Exemplo hipotético: se estou na Vila Madalena e vou diariamente para meu escritório na Vila Olímpia, me basta digitar o CEP da rua onde moro e o CEP da rua do destino. Na hora, fico sabendo se tem alguém que faz o mesmo trajeto, e que more perto de mim.

Tudo gratuito. Não se gasta um centavo para o registro. Há empresas patrocinando o site, entre elas o Banco do Brasil e a TAM. Detalhe: aparentemente, pessoas físicas não podem fazer o cadastro, apenas empresas. Não ficou claro, porém, se micro-empresas também podem se cadastrar. Tudo indica que não há empecilho algum.

A reportagem da TV deu as estatísticas: o serviço já tem 800 empresas cadastradas, com 20 mil empregados podendo usufruir das caronas.

Achei uma sacada genial, a iniciativa. Que me trouxe boas lembranças de um serviço semelhante que usei, muitos anos atrás, indo de carona de uma cidade a outra, no interior da Alemanha. Pequena diferença: lá, precisei dar uma pequena ajuda de custo ao motorista, para o combustível. No Caronetas, custo zero.

Em tempo: não estou ganhando um tostão com esta divulgação. É puro entusiasmo. E olhe que nem moro nesta cidade!

Gostou do que leu? Então, compartilhe!