24 de janeiro de 2012

Elogio à dificuldade

Encontro um amigo que, no meio da conversa, faz o comentário:
– Meu emprego está longe de ser meu sonho de consumo, mas... eu ganho bem, e além disso, o trabalho é fácil.
No dia seguinte, o universo me sopra a resposta que eu não dei a ele:
“... Os homens, com o auxílio das convenções, resolveram tudo facilmente e pelo lado mais fácil da facilidade; mas é claro que nós devemos agarrar-nos ao difícil. Tudo o que é vivo se agarra a ele, tudo na natureza cresce e se defende segundo a sua maneira de ser (...). Sabemos pouca coisa, mas que temos de nos agarrar ao difícil é uma certeza que não nos abandonará. É bom estar só, porque a solidão é difícil. O fato de uma coisa ser difícil deve ser um motivo a mais para que seja feita”.
Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke (trad. Paulo Rónai).