24 de fevereiro de 2011

Essa é pra tocar no rádio (9)

Pirão de peixe com pimenta, de Sá e Guarabyra, Som Livre, 1977.

Terceiro álbum da dupla, tirante outros dois discos que lançaram com Zé Rodrix. Aqui surgiram “Sobradinho” e a surradésima “Espanhola”, hit do repertório de doze entre dez cantores de barzinho da Vila Madalena.

Taí um disco que nasceu clássico. São dez canções, daquelas que grudam no ouvido. Curioso que até mesmo o hit mencionado acima, passados alguns anos sem audição, revela rara beleza – decerto, os louros todos vão para a orquestração de cordas de Eduardo Souto Neto. Na faixa-título, ecos da Tropicália, com Rogério Duprat fazendo o belíssimo arranjo (o maestro também colabora no arranjo de flautas de “Coração de Maçã”). Um disco de canções que ora têm um tempero regional, ora cheiro de mato (“Marimbondo”, numa casa em que eles nos fazem companhia, “fazendo o azar sair”, ganha nova vida). “João-sem-Terra” e “Canção dos Piratas” são outras duas de dar arrepio.

É bem provável que, sem que eu me desse conta, começou a brotar dessa fonte o meu encanto pelo canto polifônico. Boa parte das canções abre numa segunda voz, em intervalos de terças e quintas – aspecto tão bem explorado por bandas como 14 Bis e Boca Livre. Um recurso musical simples, e relativamente pouco explorado, sabe-se lá o porquê.

Difícil conseguir a objetividade ao falar de um disco que embalou toda minha adolescência. Da coleção dos que me realimentam a alma.

Em tempo: álbum disponível em formato CD.