23 de maio de 2011

Um livro... e pausa

Eu tinha 11 anos quando um de meus manos chegou em casa com um disco novo, Geraes, de Milton Nascimento. Caçula, eu ouvia tudo de segunda mão, demoraria alguns anos pra ter a iniciativa de escolher um LP de meu próprio gosto. Ok, foi tocado à exaustão, mas Geraes foi pra mim um divisor de águas. Mercedes Sosa, Chico Buarque e outros que participaram do disco, eu agora ouvia de modo diferente. Ler ficha técnica de disco virou hábito.

Muita água rolou, e muita parceria idem. Anos depois, descubro um livro que me atira no túnel do tempo: Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina, de Márcio Borges (Geração Editorial). Entrou atropelando os que estavam em minha fila de leitura. Primeiro parceiro de Milton, Márcio faz uma espécie de biografia sentimental do amigo Bituca, praticamente adotado pela família Borges. Com grande lirismo e despretensão no estilo.

Se canções como Clube da Esquina, Clube da Esquina nº 2, Menino (ainda mais comovente quando se sabe o contexto em que surgiu), Equatorial, Morro Velho, Sentinela etc fizeram parte de sua trilha sonora, taí um livro imperdível. E a boa notícia: não é todo dia que um livraço desses (também no tamanho: 370 páginas), trazendo um CD de bônus, é relançado e vendido por R$ 30.

***

Faço uma pausa. Devo voltar no início de julho. Até lá.